Tipos de Cupins e Brocas
CONHEÇA OS TIPOS DE CUPINS E BROCAS
Dados nos mostram que 34% das edificações paulistanas já se encontram com algum tipo de incidência ocasionada pelos cupins, causam milhões de reais em prejuízos anuais.
Não temos estatísticas de outras metrópoles, mas sabemos que estão tendo grandes problemas pela disseminação do inseto. Hoje o cupim (cooptotermes de concreto)ocupa quase todo território nacional com maior incidência no litoral onde acreditamos ser superior a 50% a incidência nas edificações.
Nos Estados Unidos, os prejuízos gerados por cupins alcançam US$ 750 milhões de dólares a cada ano, e muitas vezes superam valores de estragos causados por tornados. Na cidade de São Paulo, os números apontam, para danos que somam US$ 100 milhões/ano.
O inimigo é invisível; mas o prejuízo é real
CUPIM DE MADEIRA SECA
De fácil reconhecimento, pois o mesmo deixa um resíduo que parece grãozinhos de areia, seu ninho fica na própria madeira que ele ataca, tem baixo numero de indivíduos, porem pode se espalhar através de revoada facilmente por toda a edificação.
CUPIM SUBTERRÂNEO / SOLO / CONCRETO
Seu nome popular CUPIM DE CONCRETO se da ao fato de se adaptar facilmente as estruturas das edificações, transpassando lajes e paredes, formando ninhos em shafts, caixões perdidos, vãos entre lajes, sempre em busca de alimento e ampliando seu território.
BROCAS OU CARUNCHOS
A ordem Coloptera é o grupo animal mais diversificado existente do mundo, variam de tamanho de comprimento e podem ser encontrados em todos ambientes.